Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Congresso Mundial da AIPPI discute Tecnologia Verde

    A discussão girou em torno das medidas de combate às mudanças climáticas

    Publicado por Marcello Stutz
    há 9 anos

    Congresso Mundial da AIPPI discute Tecnologia Verde

    Foto:Ana Colla

    Tecnologia Verde foi tema de um painel do Congresso Mundial da AIPPI-International Association for the Protection of Intellectual Property, realizado hoje, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

    A discussão girou em torno das medidas de combate às mudanças climáticas que vem se ampliando com a aproximação da Conferência das Partes da UNFCC, a ser realizada em dezembro de 2015. Medidas para encorajar a inovação e disseminação de tecnologias verdes terá um papel central nessas discussões.

    O papel da PI, principalmente nas áreas de patentes e conhecimentos, vem sendo debatido há muitos anos. Os argumentos e posturas adotados tradicionalmente por países desenvolvidos e em desenvolvimento mostram certo antagonismo entre norte e sul. O importante é analisar se o atual sistema de patentes oferece incentivos suficientes para estimular inovações no setor de tecnologias verdes e se alguma mudança poderia trazer tais incentivos.

    “Penso que é desnecessário discutir se devemos proteger uma patente ou não, temos que entender que a proteção é importante para o desenvolvimento tecnológico, principalmente em países em desenvolvimento, não podemos pensar ao contrério”, afirma Bertram Huber, moderador do painel.

    O painel analisou também o impacto das patentes sobre a transferência de tecnologias verdes e discutiu se mudanças poderiam aperfeiçoar o processo de transferência. A sessão procurou contribuir para o debate de maneira construtiva, e também discutiremos como gerenciar essa transferência de tecnologias.

    O congresso da AIPPI ocorrerá em conjunto com o 35º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI e ainda contará com quatro sessões dedicadas exlusivamenbte à indústria farmacêutica, serão discutidos: registro de marcas, medicina personalizada, transferência de tecnologia e um debate sobre o papel da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA na regulamentação de patentes farmacêuticas.

    • Publicações169
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/congresso-mundial-da-aippi-discute-tecnologia-verde/241907555

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)